Avançar para o conteúdo

O QUE O YOGA ME ENSINOU SOBRE MINHA MENSTRUAÇÃO?

O YOGA PODE SER PRATICADO DURANTE A MENSTRUAÇÃO?

Podemos praticar yoga quando no momento do ciclo menstrual? A resposta é sim, mas a prática pode e deve ser adaptada para este momento.

O ciclo menstrual faz parte da vida cotidiana de pessoas com ovários e útero. Todo mês convivendo com as alterações hormonais e como isso afeta as tarefas diárias, principalmente na menstruação quando o sangramento é acompanhado por sintomas como cólicas, cansaço, desânimo, dores de cabeça, dores lombares, entre outros.

Por essa razão, o corpo não corresponderá da mesma maneira do que nos outros dias. E, tal diferença pode ser sentida durante a prática regular do yoga quando a aula parece se tornar mais difícil e cansativa. Mas, acredite, ela não parece, ela de fato se tornou mais difícil e cansativa porque o seu corpo está pedindo por um momento de descanso.

OUVIR MEU CORPO

Esse tem sido um aprendizado muito grande para mim dentro da prática. O yoga nos faz mergulhar profundamente em nosso corpo e acabamos por nos conscientizar de como ele é, está e pode vir a ser. Eu, como uma pessoa que menstrua todo mês, observo ainda mais essa oscilação. Além de me sentir mais cansada, também sinto mais dores e tenho menos resistência em sequências que são comuns tanto na minha prática pessoal quanto quando estou dando aulas. O sangramento também me incomoda durante o movimento e permanência de algumas posturas.

 Mas, eu aprendi a ouvir esse meu corpo.

Aprendi que em determinados ciclos, a prática me auxilia muito. Ela revigora minha energia, aquieta meus pensamentos, auxilia na tristeza e irritabilidade e também alivia as cólicas menstruais que, para mim, são significativas. E eu ainda sofro de sangramento intenso. Em determinados meses, a prática diminui esse sangramento.

No entanto, nem todos os ciclos são assim. Até porque nem todos os ciclos são iguais. Tem meses que preciso descansar. Fazer uma prática mais lunar (mais relaxante) ou até não fazer. E isso foi e ainda é meu maior aprendizado e desafio. Ouvir meu corpo dizer que precisa parar e realmente parar. Respeitar o meu corpo.

A prática do yoga me ensinou a viver a minha menstruação.

POSTURAS QUE ALIVIAM AS CÓLICAS

E, para ajudar todos que estão lendo esse artigo e sofrem com cólicas menstruais, deixo aqui algumas posturas que as aliviam.

BALASANA

UTTANASANA  E ARDHA UTTANASA

BEBÊ FELIZ