O celebrar da iluminação interna e suas luzes que este ano se iniciou no dia 12 de novembro de 2023.
O QUE SE COMEMORA NO DEEPAVALI?
Também conhecido como Diwali ou Dipawali é o famoso festival das luzes e o mais celebrado dentro do calendário Hindu. As luzes são acesas tanto dentro das casas quanto nas ruas para simbolizar a vitória da luz sobre a escuridão, do bem sobre o mal, dentro de cada ser humano. O festival pode estar associado a diferentes histórias a depender da região onde se comemora. Porém, todas elas simbolizam a vitória do bem sobre o mal.
Uma das histórias associadas é o retorno de Sri Rama a cidade de Ayodhya. Após 14 anos de exílio acompanhado de seu irmão Lakshamana e sua esposa Sita, Rama retorna a sua cidade para governar. Durante seu período no exílio, Rama ainda derrotou o demônio Ravana que sequestrara sua esposa. Como Sri Rama era amado por seu povo, a cidade toda acendeu velas para seu retorno, sendo a tradição mantida até os dias atuais.
Em algumas regiões se comemora a vitória de Sri Krishna contra o demônio Narakasura. O demônio trazia horror para os três mundos e ainda sequestrava as mulheres por onde passava para criar o seu hárem pessoal. Em sua ganância, Narakasura atacou a casa de Indra e sua mãe, Aditi. Indra em busca de vingança recorreu a Sri Krishna o qual obteve a vitória sobre o demônio e libertou todos mantidos em cativeiro.
Outra associação está no banimento do rei Bali pelo Deus Vishnu na forma de seu avatar Vamana. O primeiro avatar humano de Vishnu veio como um anão a pedido dos deuses que perderam seu paraíso para o grande império de Bali. Vamana, como um brâmane, consegue uma reunião com Bali e lhe pede uma terra que fosse do tamanho de seus três passos. Bali, religioso, concede o pedido. Em seu primeiro passo, Vamana envolve toda a Galáxia. No segundo, todo o Universo. Por fim, não mais tendo por onde ir, Bali solicita a Vamana que seu terceiro passo aconteça sobre sua cabeça. No entanto, Vishnu adorava Bali e, portanto, ao pisar sobre sua cabeça concede o mundo inferior ao rei.
COMO É COMEMORADO O DEEPAVALI?
A comemoração, assim como suas histórias, varia entre as regiões. No entanto, alguns rituais são mais comuns.
No primeiro dia, assim como em outros festivais, as casas são limpas. Luzes, normalmente de barro, são acesas tanto dentro de casa quanto pelas ruas acompanhadas também de desenhos feitos no chão por diversos materiais como pétalas de flores, areia colorida e até arroz. Ainda há presença de doces que são assados em casa e as famílias se reunem. Em alguns lugares as luzes tomam formas de fogos de artíficio e lanternas. Para muitos, representa o início do ano.
Outra tradição é a venração da Deusa Lakshmi. Durante a antiga Índia agrária, o festival costumava acontecer no momento da colheita final, perfeito para pedir a Deusa da prosperidade boa sorte. Tal tradição foi mantida e durante o Deepavali se realiza o Lakshmi Purja com rezas, oferendas e mantras para a Deusa inclusive visitando templos de Lakshmi.