Avançar para o conteúdo

KRISHNA JANAMASHTAMI

A comemoração do nascimento de Krsihna.

QUEM É KRISHNA

Em sânscrito a palavra “krish” identifica  uma característica da existência divina, enquanto “na” significa prazer espiritual. Portanto, o nome de Krishna é de um deus que significa “O Todo Atraente”, “A Verdade Absoluta”. Krishna é a própria existência suprema e o oitavo avatar do Deus Vishnu.

Sua concepção não ocorreu através de um ato sexual, mas por meio de uma transmissão da mente de Vasuveda ao ventre de Devaki. Seu nascimento, teoricamente, ocorreu no dia 18 de julho de 3.228 a.C. No entanto, a comemoração de seu nascimento observa o Krishna Paksha Ashtami, dia em que os desejos são atendidos e é mais fácil de se obter a libertação (moksha).

Porém, Krishna foi criado por pais adotivos uma vez que seus pais biológicos eram mantidos em cativeiro pelo rei e demônio Kamsa o qual temia a profecia de que o oitavo filho de Vasuveda e Devaki seria responsável pela sua morte. É somente na juventude que Krishna retorna para destituir Kamsa e colocar Vasuveda como rei, vindo ele a assumir sua figura como príncipe. É durante sua vida na corte que Krishna se torna amigo de Ajurna, amizade retratada através dos conselhos de Krishna a Ajurna no Bagavadeguita.

A grande Batalha de Kurushetra resultou na morte de todos os filhos de Gandari que como resposta amaldiçoou Krishna e toda a dinastia ladu. Então, em um festival, uma briga se inicia e todos matam uns aos outros. O irmão mais velho de Krishna se entrega ao yoga e Krishna retira-se em uma floresta iniciando seu processo meditativo. Em um momento, um caçador confunde seu pé com um veado e fere Krishna mortalmente. Krishna faz sua passagem espiritual desaparecendo do mundo material na passagem do dia 17 para 18 de fevereiro do ano de 3.102 a.C..

COMO É A CELEBRAÇÃO

Como a maioria das festividade hindus, existe diversas maneiras do Krishna Janamshtami ser celebrado, incluindo a visita a templos para a realização de oferendas a Sri Krishna.

Uma dessas maneiras está associada à presença de crianças relembrando a infância de Krishna quando ele roubava manteiga e iogurtes das gopis. As gopis começaram, então, a pendurar os potes com manteiga e iogurte para impossibilitar que Krishna as robasse. No entanto, Sri Krishna, sempre muito criativo, começou a fazer pirâmides humanas com seus amigos para alcançar os potes. O mesmo fazem as crianças na celebração de seu nascimento. Com potes de iogurte pendurados (dahi handi), as crianças fazem pirâmides para os alcançar.