Avançar para o conteúdo

O RAMA NAVAMI

Rama Navami é a celebração do nascimento de Sri Rama que ocorre no dia 30 de março de 2023.

QUEM É RAMA?

Rama é um avatar do deus Vishnu responsável pela sustentação do Universo. Sua história é contada no clássico Ramayana escrito de 500 a 100 a.C. contendo 24.000 versos em sete cantos.

Rama é o símbulo de fraternidade, ele é um humano dotado de grandeza. Um bom filho, bom irmão, bom marido e um rei ideal. Rama demonstra como se deve portar diante de si mesmo e dos outros, seja construindo seus objetivos, seja governando um reino. Rama é aquele conectado a voz da consciência e capaz de seguir seu Dharma, capaz de cumprir sua missão de vida e se manter elevado.

Na dinastia de Dasarath, a cidade de Ayodhya vivia um momento de grande prosperidade, mas enfrentava o problema de que seu rei não conseguia ter filhos. Por essa razão, foi decidido executar um ritual de sacrifício a ser realizado por Rishyashring sendo o ritual oferecido ao deus Brahma. Nesse mesmo momento, o reino de Lanka era governado por Ravan que causava terror por onde passava e detinha o poder obtido através de Brahma de que ele jamais poderia ser morto por qualquer deus, gandharvas, yaskshas ou demônios. Brahma viu no ritual uma oportunidade para findar a vida de Ravan e perguntou a Vishnu se ele não poderia encarnar como avatar como filho de Dasarath tendo em seu destino matar Ravan.

E assim, começa a jornada de Rama já destinada a matar Ravan para novamente trazer o equilíbrio. Sua amada Sita é sequestrada por Ravan e Rama, junto de seu irmão Lakshmana e amigo Hanuman, entram em guerra com Ravan para recuperar Sita e acabar com seu reino de terror.

COMO É COMEMORADO RAMA NAVAMI?

O Rama Navami é celebrado de diferentes maneiras de acordo com cada região da Índia. Na cidade de Ayodhya, por exemplo, uma grande feira é montada e as estátuas de Rama, Sita, Lakshamana e Hanuman são tiradas de seus templos. No sul do país, a celebração pode durar nove dias. Pode haver jejuns realizados de variadas formas e em algumas celebrações, os versos do Ramayana são recitados e mantras cantados.

Dentro de suas casas, primeiro ocorre a limpeza para depois haver a decoração. Frutas e doces são oferecidas a Sri Rama nos templos e quem lidera são as meninas/mulheres mais novas da família que aplicam uma tilak vermelha em todos os membros da família.