Avançar para o conteúdo

KARMA E DHARMA

KARMA E DHARMA

Será mesmo que é o karma o grande vilão para atingir sua felicidade?

Já reparou como algumas vezes você se encontra na mesma situação que enfrentara em outro momento da sua vida? As pessoas tem outros nomes, os locais outros endereços e até você está diferente, mas a situação é muito similar. Ciclos repetitivos de estresse e cansaço no âmbito profissional mesmo depois de mudar de empresa ou de área de atividade. Ciclos repetitivos de sofrimento e intrigas mesmo depois de mudar o círculo de amizade ou o relacionamento. Talvez, seja então a oportunidade de refletir sobre suas escolhas em relação aquilo que te representa na sua essência.

O QUE É KARMA?

A palavra karma, após a literatura védica, significa “lei” ou “ordem”. Karma é a lei de conservação da força, uma lei universal: lei da ação e reação. Assim, tudo aquilo que eu faço, terá resultados. Se minha ação é uma ação boa, os resultados serão bons. O mesmo acontecerá se as ações forem ruins. O famoso ditado “quem planta, colhe”. Veja, portanto, que karma não é necessariamente algo ruim.

Outrossim, o karma não depende do destino justamente por se tratar de uma consequência. Ter um karma, presume ter livre arbítrio para decidir suas ações e então receber os resultados dessas ações. E, por essa razão, você pode sim modificar o seu karma.

Então, quando nos vemos vivenciando situações similares, será que nossas ações não carregam preceitos similares? Mesmo que tenhamos mudado de ramo profissional ou nosso círculo de amizade, será que não continuamos agindo da mesma forma? Como podemos, então, melhor direcionar nossas ações para vivenciar karmas diferentes?

CONSCIÊNCIA

Antes de tudo, estar consciente. Perceber que está entrando em ciclos repetitivos de karmas é o primeiro passo. Não adianta mudar de emprego, ambiente e relacionamentos se suas ações te levam a colher os mesmo frutos das relações passadas.

Observe suas ações e escolhas e as compare ao karma que você está vivenciando. Observe se não há relação e as compare com aquelas que você tinha na situação passada. É provável que você perceba uma repetição. Repetição essa diretamente relacionada a você como autor dessa história e não como alguém que veio para sofrer nesse mundo. Pois, te contarei um segredo, o sofrimento faz parte desse mundo, dessa vida. Todos sofrem e continuarão sofrendo. Assim como, todos sorriem e continuarão sorrindo. Seja ativo e não reativo, karma funciona a partir da ação.

Você que mudar? Se sim, por onde seguir?

O DHARMA

Na língua ocidental não há uma palavra que corresponda ao significado de dharma. Palavra em sânscrito, “dhr” pode ser traduzido como suporte. Portanto, algo que traz manutenção e firmeza. Mas, o que seria esse suporte e como ele se relaciona com a sua vida?

Na filosofia yogi, hindu ou budista, Dharma é a lei que sustenta o universo onde cada ser tem sua função em relação a si próprio e consequentemente a todo o resto. Pode-se dizer da seguinte forma, cada um de nós temos uma missão como engrenagem do todo representado pelo universo. Quando funcionamos contrariamente à nossa missão, funcionamos fora da engrenagem e nos sentimos aflitos, perdidos ou anulados. Como nadar contra a corrente.

É seguindo nosso dharma que nos encontramos dentro do universo. E, como entender e seguir o nosso dharma? A partir do encontro de si consigo mesmo. Numa mente alinhada à consciência, que não somente representa nossa própria, mas a consciência de todo o universo. Portanto, aquele ouvinte da consciência (do coração) naturalmente se alinha ao próprio dharma sendo suas ações sempre guiadas pela sua missão de vida e que sempre caminharão para a felicidade, realização e paz. Para um bom karma. Ainda que, durante esse caminho, apareçam tormentas.

Então, se você se sente preso à repetição de desafios, não pense este é o meu karma e nada posso fazer para mudar. Karma não é destino, karma é ação e reação. Respire fundo, analise a situação, reconheça os padrões, acalme sua mente, ouça sua consciência (seu coração) e faça as alterações necessárias para seguir a sua missão. Sem medo. Muitas vezes, seguir nossa missão envolve escolhas difíceis e aparentes sacrifícios. Mas, o que vale mais do que sua felicidade? E, acredite, ainda assim as repetições continuarão acontecendo, porém, como suas ações serão diferentes, aquelas não mais te atingirão. E o karma? Ah, sim, esse com certeza será outro. Ele será sua felicidade.