Avançar para o conteúdo

O MAHA SHIVRATRI

Maha Shivratri é um festival de adoração a Shiva que ocorre no dia 18 de fevereiro de 2023.

QUEM É SHIVA?

Shiva é o Deus destruidor. Em sua forma conhecida como Shiva Nataraja (Shiva dançarino), ele dança em cima da ignorância. Mas, não qualquer ignorância. Shiva dança para destruir através de seu calor e tremor a ignorância do próprio ser. É em seu movimento que ele é capaz de destruir tudo aquilo que o impede de atingir o auto conhecimento. O Vinyasa Flow Yoga, especialmente o método que trabalhamos no Nutra Matura, pratica esse conceito do calor do movimento. Tanto é assim que a invetora e minha eterna professora Karime Neder o nomeou como método Nataraja Flow.

E, em razão desse aspecto, Shiva é também a pura consciência. A consciência que conhece a realidade do próprio ser e, consequentemente, de todo o Universo. Para nós yogis, Shiva é nossa meta. Um ser consciente, capaz de destruir a própria ignorância e ultrapassar os limites duais do mundo material. Esse yoga tântrico, yoga que trabalha com o corpo, surgiu dentro da adoração e da cultura shivaísta. Por isso que o festival Maha Shivratri é de extrema importância para os yogis.

COMO É COMEMORADO MAHA SHIVRATRI?

O Maha Shivratri está relacionado à adoração a Shiva e seus celebrantes buscam a consciência. No conhecimento do corpo sutil, nossa consciência (nosso Shiva) está localizada no topo da cabeça, por essa razão que tantos asanas ficam de ponta cabeça. E, a energia chegará ao topo da nossa cabeça através do eixo da coluna onde percorrem nossas três principais Nadis (rios de energia): Ida Nadi, Pingala Nadi e Susumna Nadi, sendo que somente essa última atinge a pura consciência ou o Sahasrara Chakra.

Dessa maneira, os celebrantes do Maha Shivratri passam a noite acordados com a coluna ereta em busca do despertar da consciência, do despertar de Shiva.

Para nós yogis, esses despertar da consciência é constante através da prática, não somente o despertar como a manutenção dele durante nossa jornada. No entanto, é diferente quando muitas outras pessoas se envolvem no processo num momento destinado a isso. Com certeza a conexão deve ser maravilhosa de vários seres se dispondo a ouvir sua consciência, pois ainda que seja um caminho individual, ao final, resultará na vivência do todo.